FELIZ NATAL MINEIRO

Marcos Pontes
17/12/2006

Ainda falta uma semana para o Natal, mas o desejo bom nunca é antecipado. Nesses dias, andei pelas estradas de Minas. Conheci gente e lugares. Lugares bonitos. Gente de verdade. Montanhas verdes no pôr do sol. Pessoas que alegram o dia com seu bom humor e espírito mineiro. Cidades do interior. Virtudes brasileiras.
Naqueles caminhos, ouvi prosas e canções. Poetas, escritores e cantores da terra. Entre eles, encontrei “seu” Raimundo Pereira. Quarenta e seis anos. Morador antigo de Pouso Alegre. Jeito simples, simpático, cordial. Apresentou-se como garçom, e dos bons. Na bandeja, trouxe uma poesia e uma mensagem de Natal. Pura, honesta. Bonita na essência. Agradeci, li com coração aberto. Reconheci o desejo de paz. A face do amor fraterno. Disse que gostei. Pedi permissão para compartilhar a mensagem com outras pessoas. Ele ficou feliz, agradeceu. Quer ser escritor. Escritor do coração.
Aqui, reproduzo sua mensagem de Natal. Rezo que os desejos se tornem realidade:
“Natal não é apenas o nascimento de Cristo. Não é olhar-se no espelho e ver refletido o seu próprio sorriso de satisfação em ter dado ou recebido um presente.
Natal feliz é quando você consegue ver por trás do espelho uma criança que corre feliz para abraçar seus pais ao chegarem do trabalho e saber que esta cena se repetirá todos os dias.
É ver todos os soldados atirando para cima comemorando o fim das guerras. Ver dos políticos lutando por uma causa justa e não serem corruptos. Ver os ladrões roubando as lágrimas das crianças e substituindo-as por sorrisos. Ver os traficantes traficando paz, alegria, amor e justiça para onde elas não existam. Ver as crianças de rua arrotando, não por falta de educação, mas por estarem de barriga cheia e bem nutridos. Ver a polícia controlando a euforia de um povo que festeja a paz do mundo. Ver as nações saudarem-se umas às outras. É nevar no mundo todo e ver os velhos, jovens, adultos e crianças brincando na neve sem sentir frio porque o mundo tem agasalho para vestir.
Natal feliz é saber que ninguém morre de fome, nem de sede e ninguém morre matado. Saber que a morte é apenas um modo de dizer que aqueles que partem é porque Deus os quer ao seu lado. É você acordar e saber que todos os dias são iguais e só existe paz, alegria e muito amor. Saber que o Natal é todos os dias e Cristo sempre renasce no coração de todos os seres humanos.
Feliz Natal para o mundo!”


Marcos Pontes é astronauta, mestre em engenharia de sistemas, engenheiro aeronáutico, piloto de provas de aeronaves, consultor, empresário e colunista. Atualmente o astronauta continua a disposição do Programa Espacial Brasileiro, participando e assessorando nos seguintes projetos: participação brasileira na Estação Espacial Internacional, Programa Microgravidade, AEB Escola, Veículo Lançador de Satélites, desenvolvimento de foguetes suborbitais e Satélite SARA. No setor privado, Pontes atua como consultor técnico e gerencial junto a empresas de renome, com ênfase nas áreas de segurança do trabalho, gerenciamento de riscos, motivação e gerenciamento de projetos.

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net